14.11.2008
São Paulo - SP
Tenho que olhar para o passado, ver o que já fiz e a partir disso evoluir.
O judoca brasileiro Tiago Camilo ganhou seu primeiro título de renome no Mundial Júnior. Na ocasião, em 1998, pesava apenas 66 kg. Uma década depois, ele já se prepara para o novo ciclo olímpico, que daqui a quatro anos culminará nas Olimpíadas de Londres. Para isso, conta com sua experiência e 24 quilos a mais quando sobe na balança.
Um dos favoritos ao ouro em Pequim, em agosto passado, Thiago Camilo voltou com a medalha de bronze e logo anunciou seu novo desafio, subindo mais uma vez de categoria. Na China, foi terceiro colocado entre os judocas até 81 kg. Na Inglaterra, o objetivo é conquistar sua terceira medalha em três pesos diferentes, na categoria até 90 kg, em que foi campeão Pan-Americano no Rio.
A preparação já começou. Após cerca de um mês de férias do tatame, a primeira resolução do paulista foi mudar de Porto Alegre para São Paulo, firmando contrato com o Pinheiros. Os próximos passos são os que exigirão mais paciência, na adaptação para aumentar seu peso. Mesmo assim, o campeão mundial mostra confiança.
"Quero juntar a minha característica de velocidade da categoria até 81 kg à força para conseguir meus objetivos", explicou o judoca, que já está trabalhando para competir em 2009, tendo como metas o Mundial e etapas da Copa do Mundo.
"A adaptação está sendo boa, o peso já está subindo e tenho uma dieta regrada para isso", afirmou ele, em evento de seu novo clube. Camilo deixa claro que aumentar o peso não significa apenas comer mais. Uma nutricionista cuida de seu cardápio, deixando-o balanceado em termos de nutrientes para que atinja os objetivos.
Os bons resultados devem demorar a surgir. "Sempre achei que o atleta não precisa só de talento. É necessário trabalho e essa adaptação pode demorar de um a dois anos para ser completa", analisou ele, que colocou sua determinação como fator fundamental para abreviar este tempo. "Toda essa mudança foi acontecendo naturalmente para mim. É difícil acontecer isso e muitos lutadores não conseguiram ter bons resultados por não terem paciência e determinação."
Outro novo cenário que encontrará com os nove quilos a mais será em relação aos adversários dentro do Brasil. Entre os maiores oponentes estão Eduardo Santos e Hugo Pessanha. "O Eduardo lutou muito bem em Pequim. O judô é uma modalidade que se renova muito, então é sempre bom ter atletas competitivos para aumentar o nível."
Mesmo com tantas novidades, Tiago Camilo diz que não passa por mudanças. "Só tenho a melhorar e não a mudar. Tenho que olhar para o passado, ver o que já fiz e a partir disso evoluir", concluiu.
Fonte: Uol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário