terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Rio Grande do Sul envia delegação ao 1º Campeonato Brasileiro de Surdos..

19.09.2008
Mais que um campeonato, uma forma de superação. Assim acontece o I Campeonato Brasileiro de Surdos nesse domingo, 21 de setembro, no Rio de Janeiro. O Rio Grande do Sul, assim como nove estados e Distrito Federal, se fará presente. Sob o comando técnico do professor e dirigente da Federação Gaúcha de Judô, Marcelo Opelt Xavier, os atletas Douglas da Silva Santos e William Silveira, ambos do Grêmio de Porto Alegre, e Lucas Bandeira, do Instituto Podium – o projeto social de João Derly –, vão representar o Estado no evento.
O Brasileiro tem como objetivo fazer, pela primeira vez, o primeiro ranqueamento nacional, a Seletiva para a 21ª Olimpíada de Surdos em 2009, e solicitação de Bolsas Atletas no ano de 2009. Além disso, proporcionar aos atletas a possibilidade de interagirem e competirem entre seus pares, representando seus respectivos estados.
A delegação gaúcha embarca no dia 20 às 10h30min para a competição.
JUDÔ SOCIAL – O professor Marcelo Opelt Xavier, além de ser treinador de judô do Grêmio, é coordenador do projeto "Judocas Especiais", da FGJ. "Queremos usar o nosso esporte como ferramenta de inclusão social, tanto para pessoas de baixa renda como para aquelas com deficiência", afirma o dirigente. Ele ainda revela alguns dos planos desse projeto: "Vamos tentar organizar um campeonato para esses judocas especiais, reunindo surdos, portadores de Síndrome de Down e cegos".

Fonte:Judoinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário