quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Olimpíadas 2016 - Comissão de candidatura diz que Madri não é racista.

13.11.2008
Madri - Esp
A cidade espanhola concorre com Rio de Janeiro, Chicago e Tóquio.
Preocupada com a imagem de racismo que tem aumentado sobre a Espanha, a presidente do Comitê de Candidatura para os Jogos de 2016, Mercedes Coghen, afirmou nesta quinta-feira que Madri não tem um perfil racista e que isso não irá atrapalhar a candidatura da cidade. 'Madrid é uma cidade tolerante, mesmo sendo verdade alguns eventos provocados por uma minoria que, de maneira alguma, representam a atitude dos moradores madrilenhos'.
A cidade espanhola concorre com Rio de Janeiro, Chicago e Tóquio pelo direito de organizar as Olimpíadas de 2016. O vencedor da disputa será decidido em outubro do ano que vem pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Durante um evento público em Madri, o Comitê de Candidatura apresentou um filme publicitário com mensagens de apoio de jogadores como o português Pepe, do Real Madri, e o tcheco Tomas Ujfalusi, do Atlético de Madri.
'O esporte é uma arma no arsenal da tolerância', destacou Coghen. Segundo ela, também foram adotadas diversas iniciativas educacionais para combater o racismo, incluindo a apresentação do mesmo filme nas escolas da cidade.
Durante esta temporada, vários incidentes comprovaram o comportamento racista na Espanha, principalmente em eventos esportivos. Entre as vítimas estiveram o atacante camaronês Samuel Eto'o, em Málaga, e o equatoriano Joffre Guerron, do Getafe, durante jogo contra o Sporting Gijon.
Nem o inglês Lewis Hamilton, que acabou conquistando o título de Fórmula 1 escapou e foi vítima de manifestações racistas durante o GP em Barcelona, em fevereiro.


Fonte: Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário