07.11.2008
João Pessoa - PB
CERIMÔNIA DE ABERTURA DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008 É MARCADA PELA INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E OS ATLETAS
A principal celebração do primeiro Ciclo Olímpico teve uma Cerimônia de Abertura à altura da sua importância. João Pessoa fez uma festa grandiosa para receber as Olimpíadas Escolares 2008, para atletas de 15 a 17 anos, nesta quinta-feira, dia 6, no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e agradou em cheio ao grande público prestigiou o evento. Quem esteve presente pôde acompanhar exibições de técnica de atletas do badminton e da ginástica rítmica, além de interagir com os enxadristas do xadrez gigante. Não faltaram momentos de emoção, como o acendimento da pira das Olimpíadas Escolares e o desfile das delegações, sempre pontuados pelas luzes, que abrilhantaram a proposta visual do espetáculo, e os sons que vinham das arquibancadas e ecoavam pelo ginásio.
Entre as autoridades presentes na Cerimônia estavam a coordenadora geral de esporte escolar e de identidade cultural do Ministério do Esporte, Luciana Homrich; o membro do Comitê Olímpico Brasileiro e medalhista olímpico, Bernard Rajzman; o Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Durval Ferreira; o Secretário da Juventude, Esporte e Recreação, Ricardo Prado; a representante do Governo do Estado da Paraíba, Jeane Rodrigues; e o Reitor da UFPB, professor Rômulo Polari.
"Em nome do COB, agradeço ao Ministério do Esporte, à Prefeitura de João Pessoa e ao Governo do Estado da Paraíba, que juntos estão realizando esta competição. Cumprimento também aos atletas olímpicos e pan-americanos aqui presentes que vão abrilhantar ainda mais as Olimpíadas Escolares 2008. Sei o quanto foi fundamental para minha carreira ter participado de uma competição escolar como essa. Tenho muito orgulho de estar aqui na abertura da competição e tenho certeza que será um sucesso", declarou Bernard Rajzman.
A representante do Governo Federal, Luciana Homrich, também não poupou elogios e cumprimentos aos participantes e organizadores do evento. "Gostaria de agradecer, em nome do ministro Orlando Silva, a participação de todos os que fazem que esses jogos aconteçam e, principalmente, a todos vocês atletas", discursou.
Diversos atletas de elite do esporte brasileiro também participaram da festa. Os paraibanos Kaio Márcio Almeida (medalhista de ouro no Rio 2007 nos 100m e 200m borboleta) e Zé Marco (ex-jogador de vôlei de praia); além de Ricardo Santos, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, com Emanuel (também no vôlei de praia); a campeã mundial júnior, Sarah Menezes e Leandro Guilheiro, medalhista de bronze olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008 (judô); Hugo Parisi e o medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo 2003, Cassius Duran (saltos ornamentais); Ana Paula Ribeiro, Drielle Daltoé, Marcela Menezes, Natalia Gaudio, Natalia Peixinho e Tayane Mantovanelli (da equipe olímpica de ginástica rítmica), além de Guilherme Pardo, medalhista de bronze nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Fernando Bosco (badminton).
Crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa iniciaram a Cerimônia com uma apresentação do Xadrez Gigante com peças humanas. Estilizados como peças do jogo, elas simularam movimentos das peças e até o xeque-mate.
Os jogadores Guilherme Pardo e Fernando Bosco fizeram uma demonstração do jogo de raquetes mais rápido do mundo, o badminton. Guilherme mostrou que sua experiência já se reflete na maneira de jogar do jovem Fernando.
Na seqüência, as meninas da ginástica rítmica, comandadas pela técnica da seleção brasileira, Monika Queiroz, levaram o público ao delírio com a graciosidade de seus movimentos.
Após as demonstrações esportivas teve início o desfile das delegações dos estados. Respeitando a tradição, os atletas locais foram os últimos a entrar no Ginásio e receberam uma verdadeira ovação dos conterrâneos. As delegações mais animadas eram da Bahia e de Rondônia.
A honra de acender a pira olímpica foi dada ao judoca Leandro Guilheiro, dono de duas medalhas olímpicas consecutivas em Atenas e Pequim. Leandro proporcionou ao público o momento que todos esperavam e foi aplaudido efusivamente por todos os atletas e espectadores presentes.
Coube ao jovem Delan da Cruz Monte, promessa do judô paraibano, cumprir o ritual do juramento do atleta. Encerrando os compromissos solenes da cerimônia, Bruney Machado, da Confederação Brasileira de Futsal, fez o Juramento dos árbitros.
Após quase duas horas de espetáculo, a platéia teve um aperitivo das emoções que viverá ao longo dos dias de competições. Até o dia 16, a cidade de João Pessoa terá à sua disposição uma intensa agenda esportiva e cultural.
As Olimpíadas Escolares 2008 integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil brasileiro e são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB).
Fonte: COB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário