01.08.2008
Rio de Janeiro-RJ,
Criado por Jigoro Kano em 1882, no Japão, como mistura de outras artes marciais, o judô foi um dos primeiros esportes a entrar no programa dos Jogos Pan-Americanos (em São Paulo-1963) antes de figurar no programa Olímpico - a partir de Tóquio-1964.
A técnica do judô consiste basicamente em usar a força do oponente para derrubá-lo. Não são permitidos chutes ou socos e as lutas duram cinco minutos. Os combates de judô podem ser vencidos de vários modos, dependendo dos golpes realizados ou infrações aplicadas.
Mas o meio mais direto de se chegar à vitória é pelo ippon, o golpe perfeito, em que o adversário é levado a cair de costas contra o dojô ou imobilizado por 25 segundos.
O torneio olímpico premia o campeão com a medalha de ouro, o vice com a de prata e dois terceiros lugares, com duas medalhas de bronze. O judoca perdedor na primeira rodada tem a chance de disputar uma repescagem para ter direito de ganhar um dos bronzes.
Forças: Berço do esporte, o Japão é a principal potência do judô. Tal fato ficou comprovado em Atenas, quando o país levou nada menos do que oito medalhas de ouro na modalidade.
Entre os demais países, existe equilíbrio de forças. Nações européias, como Geórgia, França e Rússia; Coréia do Sul, Estados Unidos e Brasil são presenças constantes no pódio olímpico.
O judô brasileiro não conquista um ouro desde 1992, quando Rogério Sampaio venceu em Barcelona. Em Atenas2004, Leandro Guilheiro e Flávio Canto tiveram o melhor resultado do País com o bronze.
Provas: acima de 100kg masculino
até 100kg masculino
até 60kg masculino
até 66kg masxulino
até 73kg masculino
até 81kg masculino
até 90kg masculino
acima de 78kg feminino
até 48kg feminino
até 52kg feminino
até 57kg feminino
até 63kg feminino
até 70kg feminino
até 78kg feminino.
Ficha
· 1ª aparição nos Jogos: 1964
· Local: Ginásio da Universidade de Tecnologia de Pequim
· Federação Internacional: International Judo Federation (IJF) - http://www.ijf.org/
Medalhas do Brasil
· 2 ouro
· 3 prata
· 7 bronze
Fonte: Judoinforme
domingo, 3 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário