05.06.2008
Seleção Brasileira de Judô de Surdos não participou do 13º Mundial de Judô na França - Tolouse, nos dias 24 e 25 de maio por falta de patrocínio.
Os surdos não são classificados Para-Olímpicos, eles possuem seu próprio Mundial e Olimpíada(Surdolímpico), com isso, não são contemplados pelo COB, ou seja, não tem verba para Campeonatos Nacionais e Internacionais. O professor Eduardo Duarte precursor no Brasil na área do judô e luta-olímpica para surdos, diretor técnico do departamento técnico de lutas da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos(CBDS) e técnico da Seleção Brasileira de Judô, vem tentando sem sucesso, apoio dos Governos Municipal, Estadual e ou Federal.
“O Mundial na França era de suma importância para que a comissão técnica pudesse analisar os atletas estrangeiros e nossos atletas ganhassem experiência visando o Surdolímpico em 2009 na China. A seleção de surdos conquistaria medalhas nesse mundial. As primeiras para o Brasil no judô para surdos.” – comenta, Eduardo Duarte.
A maior preocupação agora é em relação ao Surdolímpico em 2009(China-Taipei), pois as inscrições tem prazo até agosto de 2008 e até o presente momento não tivemos retorno de nenhum responsável de nenhuma esfera, seja ela, Municipal, Estadual ou Federal.
O professor Eduardo Duarte ressalta a importância do judô nacional se unir em prol do desenvolvimento do judô para surdos e que dessa união, se consiga o objetivo maior no momento, que é o envio da 1ª Seleção Brasileira de Judô de Surdos ao Surdolímpico, em 2009.
“O processo é ainda, relativamente recente no mundo, portanto, as chances de medalhas na China são grandes.” – diz.
O professor Eduardo Duarte está cadastrando atletas surdos de todo o Brasil, e para isso, pede a ajuda e apoio dos professores que tem ou conheçam atletas surdos na área das lutas. Hoje, o professor Eduardo Duarte conta com um cadastro de 118 atletas surdos no judô. O objetivo é realizar o 1º Brasileiro de Judô de Surdos – Seletiva para o Surdolímpico na China, em 2009.
Fonte: Judoinforme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário