sábado, 2 de janeiro de 2010

Bahia e São Paulo conquistam os títulos por equipes

28.06.2008
no Torneio de Judô das Olimpíadas Universitárias.

Competição foi realizada em Maceio/AL neste final de semana.
Maceió - O esporte acadêmico conheceu na manhã deste sábado, dia 28, as equipes campeãs do torneio de judô das Olimpíadas Universitárias 2008. Foram duas decisões entre São Paulo e Bahia. No feminino, as baianas da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) venceram as paulistas da UniSant'Anna por 3 a 1. A revanche veio no masculino. Os judocas da UniSant'Anna conquistaram a medalha de ouro sobre os baianos da FTC por 3 a 0. A FTC defendia o título por equipe conquistado na última edição das Olimpíadas Universitárias, realizada em Santa Catarina, em 2007. Atletas, árbitros, técnicos e torcida, que vieram ao ginásio do Colégio Santa Úrsula, ressaltaram a qualidade e a importância da competição realizada em Maceió.

A equipe feminina de judô da FTC, campeã por equipe, foi formada por seis medalhistas individuais desta quarta edição das Olimpíadas Universitárias: Maria Carolina, medalha de ouro na categoria médio; Katherine Campos, ouro na leve; Fabíola Vieira, ouro na meio-médio; Reigiane Nayra, ouro na meio-leve; Alexandra Lima, prata na ligeiro; e Camila Floquet, bronze na pesado. "Desde as disputas do individual a gente mostrou que estava forte. Somos uma equipe, uma menina apóia a outra", resumiu Katherine.

A união da equipe baiana também foi motivo de orgulho para o técnico da FTC, João Neto. "O atleta só entra sozinho no tatame, mas todo mundo torce com ele, pensa positivo. Essa força é importante até o último segundo, que pode decidir uma luta", disse João, que não escondeu a satisfação de deixar as paulistas com a medalha de prata. "Nossa vitória tem um sabor especial, pois vencemos atletas que fazem parte de Seleção Brasileira de judô e participam de competições internacionais. Estamos equilibrados", concluiu o técnico da equipe da Bahia. As judocas pernambucanas da Faculdade Maurício de Nassau e as catarinenses da UNOESC ficaram com a medalha de bronze.

O ouro no torneio masculino de judô foi para os paulistas da UniSant'Anna, que venceram os baianos da FTC por 3 a 0. São Paulo competia com apenas três atletas, Alex Silva, Luiz Revite e Leonardo Rodrigo. Os três venceram suas lutas de maneira emocionante. Alex, atual medalhista de prata Sul-Americano adulto, fez questão de falar sobre a importância do trabalho em equipe na conquista do título das Olimpíadas Universitárias deste ano.

"O nível foi muito forte e estávamos concentrados. A gente venceu por conta do trabalho em equipe. A gente superou todas as dificuldades", disse o judoca, de 19 anos, que pratica judô desde os 10 e começou no esporte por curiosidade, em São José dos Campos, interior de São Paulo.

As equipes da Universidade Federal da Paraíba e da UNIP (SP) completaram o pódio masculino com a conquista do bronze.

Com o final das Olimpíadas Universitárias 2008, a torcida aguarda a participação dos judocas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Pequim. A classificação geral da maior competição acadêmica nacional ficou da seguinte forma: no torneio feminino de judô, a FTC (BA) ficou em primeiro lugar, seguida da Uni Sant'Anna (SP) e da UNOESC (SC). No masculino, a UNIP (SP) ficou em primeiro, com a Uni Sant'Anna em segundo e a FTC (BA) em terceiro.

As Olimpíadas Universitárias 2008 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte, a direção técnica da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), e o apoio das Organizações Globo, da Prefeitura Municipal de Maceió e da Federação Alagoana de Desporto Universitário (FADU).

Fonte: Judoinforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário