26.07.2008
Pela Primeira vez no Brasil, uma equipe de judô composta por atletas surdos participa e conquista o 3º Lugar no Meeting por Equipes 2008 Sênior Branca/Verde no masculino da LIJUERJ.
Os atletas surdos do Projeto Valorizando as Diferenças, vem representando muito bem toda a comunidade surda. Os atletas vem mostrando sua força em diversas competições regionais, onde já conquistaram seu espaço, e Interestaduais.
A equipe composta por 09 surdos e 01 ouvinte, participou do Meeting sem atletas nas categorias -100kg, +100kg e com dois atletas juvenis iniciantes
Como não poderia ser diferente, já que o curso de suas vidas é de muita vontade e luta, superando as adversidades, no Meeting não foi diferente, e mais uma vez alcançaram o objetivo maior, levar o troféu.
Não podemos esquecer que tudo isso torna-se possível, graças ao apoio que o Projeto Valorizando as Diferenças vem recebendo da NO GI, UNISUAM, Emprefour, Ortofisi e Governo do Estado-SUDERJ.
O professor classifica seus alunos como verdadeiros “heróis”. Todos acham que os surdos não tem dificuldades, já que não possuem deficiência intelectiva, visual ou física. Mas, ressalta, que a ausência da audição ou parte dela, o surdo tende a ter problemas em relação ao equilíbrio, além da maior dificuldade que é a comunicação. Com isso, sua inserção no desporto em geral, se dá em média, por volta dos 17 anos de idade. Mas, no momento, a grande preocupação é conseguir patrocínio para que a Seleção Brasileira de Surdos possa participar do 21º Surdolímpico, na China(Taipei), em 2009. O prazo para confirmação se esgota em agosto próximo.
Outro atleta que acompanha o prof. Eduardo Duarte desde o início do Projeto é o atleta e faixa marrom Adalberto Trigueiro. O atleta superou seus adversários e ajudou a equipe que fez parte a conquistar o Vice-Campeonato do Meeting por Equipes 2008 Sênior Roxa/Preta no masculino da LIJUERJ.
Thiago Ely, Ricardo Washington, Michael Stevan(ouvinte-juvenil), Alexandre Soares, Allan Mendes, Heverson Greiton, Geovane Torres, Prof. Eduardo Duarte e Prof. Mauro Ramos.
Fonte:Sensei Duarte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário